24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Antigo problema: Vale do Juruá fica quase 9 horas sem sinal de internet e celular

Por

- Publicidade -

Neste domingo (15), o Vale do Juruá ficou isolado sem sinal de celular e internet por quase 9 horas. O sinal caiu às 11hr04min e voltou somente às 19hr58min. Essa é a quinta vez só neste ano que a região sofre com esta situação.

Por quase 9 horas, só os telefones de emergência, como da Polícia, Samu e Bombeiros puderam ser acessados. Além de interromper a comunicação entre as pessoas, a queda de sinal causa prejuízos para o comércio e limitações para os clientes, já que as operações com cartão de crédito e débito ficam suspensas, bem como a possibilidade de saques de dinheiro nos caixas eletrônicos da rede bancária.

Essa situação descumpre a decisão da justiça do Acre por meio da juíza da Comarca de Cruzeiro do Sul, Adamarcia Machado, que no dia 05 de janeiro de 2022, determinou melhorias na rede de telefonia em Cruzeiro do Sul sob pena de multa diária de R$ 10 mil a empresa Oi que fornece sinal para os demais municípios. Além disso, a magistrada determinou que em caso de queda, o sinal deve ser reestabelecido em até uma hora.

O prazo máximo, de acordo com a decisão, era de três meses para que os reparos necessários fossem feitos (substituições e ampliações de equipamentos existentes, intensificação das manutenções preventivas da rede e disponibilização de mais portas de internet banda larga). Esse prazo venceu no dia 05 de abril, mas a pane deste domingo deixou óbvio que a determinação não foi cumprida.

A magistrada determinou ainda que a cobertura de telefone móvel fosse ampliada na cidade cruzeirense e deveria atender 100% do perímetro urbano, além de contemplar as Vila Santa Luzia e São Pedro.

Na ação aqui referida, o Ministério Público, através da promotoria de Cruzeiro do Sul, alega que em várias partes do município, inclusive na região onde está situado o Hospital Regional do Juruá, há vários ‘pontos cegos’ que impedem a comunicação entre seus consumidores, devido à falta de torres em número satisfatório.

- Publicidade -
Copiar