22.6 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Atendendo a pedido de Gonzaga, Sesacre leva mutirão de atendimentos a autistas de Feijó

Por

- Publicidade -

O deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), agradeceu à secretária de Saúde do Estado, Paula Mariano, por proporcionar um mutirão de atendimentos a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em Feijó, que será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto deste ano.

Gonzaga esteve reunido no dia 30 de novembro de 2021 com o presidente da Associação de Pais e Amigos do Autismo de Feijó (APAAF), Juvenil Nascimento, e com as diretoras da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Joice Soares e Jeane Rodrigues, para solicitar os atendimentos no interior do Acre.

Logo após a reunião na Sesacre, o deputado apresentou na Aleac uma indicação pedindo que o Estado promova um projeto de saúde itinerante nos municípios acreanos para diagnosticar e tratar pessoas com transtornos neurológicos.

O programa itenerante de atendimentos a autistas que será oferecido pela Sesacre em agosto é a resposta ao pedido do deputado, que ouviu de mães e pais de crianças com autismo relatos das dificuldades de se deslocarem até Rio Branco para procurarem tratamentos para seus filhos.

“Fico feliz em saber que a Sesacre vai atender nosso pedido e levar um programa itinerante com atendimentos para portadores do transtorno do espectro autista que residem em Feijó. Sabemos das dificuldades das famílias do interior em procurar diagnóstico e tratamento para as crianças autistas. Nosso objetivo é diminuir o sofrimento dessas famílias e garantir o direito a um atendimento de qualidade aos autistas.”, disse o parlamentar.

O parlamentar também falou da luta visando instalar mais centros de atendimentos a autistas em mais cidades do Acre.

“Temos lutado para instalar mais centros de atendiementos a autistas em outras cidades do Acre, enquanto isso vamos buscando outras formas de atender essas pessoas que tanto precisam do poder público”, disse.

Gonzaga defende um atendimento de qualidade aos autistas. O parlamentar também apresentou na Aleac um projeto de lei que propõe a criação de um cadastro único de pessoas portadoras do TEA para agilizar diagnósticos e garantir o direito de atendimento aos cidadãos com o transtorno.

- Publicidade -
Copiar