23.6 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Novo modelo da CNH começa a ser emitido a partir desta quarta-feira (1°)

Por

- Publicidade -

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) começará a emitir a partir de quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atendendo à Resolução 886, de 2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que delibera mudanças na disposição dos elementos de segurança e visual tanto do documento impresso quanto sua versão eletrônica.

De acordo com a secretaria, a alteração implementa novas camadas contra fraudes — como tinta fluorescente, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta — dificultando que criminosos consigam falsificar o documento, além de incorporar código MRZ, o mesmo presente no passaporte emitido pela Polícia Federal (PF).

Embora o foco seja a segurança dos dados, a “CNH 2022” também permite ao condutor inserir mais informações pessoais em no documento, como nome social e filiação dos pais afetivos, por exemplo. Outra mudança importante está na exibição das categorias de direção veicular, que passam a ser identificadas com desenhos de veículos.

Além dessa novidade, a Permissão para Dirigir (PPD) também foi alterada passando a exibir no canto superior as letras “P” ou “D” para identificar o condutor no período probatório de 12 meses.

Apesar da mudança no visual do documento, o órgão de trânsito reforça que os brasileiros com a CNH no prazo de validade não precisam solicitar a substituição pela versão mais recente, que continua valendo tanto para identificação do portador quanto em fiscalizações policiais.

No entanto, os motoristas que requisitarem a segunda via no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a partir de amanhã (1º), receberão o novo modelo do documento.

- Publicidade -
Copiar