23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Colônia de pescadores de Cruzeiro do Sul lança aplicativo “Pescando Direito”

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Na manhã da última quarta-feira (29), aproveitando o Dia do Pescador, a Colônia de Pescadores Artesanais Z1 de Cruzeiro do Sul (AC), realizou o lançamento de um aplicativo para celular, “Pescando Direito”. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com organizações da sociedade civil que atuam na Amazônia.

Segundo os representantes da Colônia, a proposta do aplicativo se baseia na difusão do conteúdo dos cursos dialogados sobre os direitos dos pescadores artesanais realizados durante a pandemia da COVID-19 em projeto de extensão da Universidade Federal do Acre, Campus Floresta. Com esta ferramenta, a comunidade se fortalece como protagonista na efetivação da própria cidadania, se propondo a difundir este conhecimento através de tecnologias acessíveis no capazes de enfrentar a situação de exclusão social e de negação de direitos enfrentadas por muitas comunidades semelhantes em toda a bacia do Juruá.

O aplicativo ‘Pescando Direito’ é resultado de um trabalho iniciado em 2018 no âmbito de ações de extensão do Campus Floresta da Ufac, posteriormente incorporando a atuação da sociedade civil organizada. A partir de 2019, a colônia Z1 de Cruzeiro do Sul (AC) e o Instituto Fronteiras passaram a atuar em conjunto na construção de processos de aprendizagem transformativa focados em problemas socioambientais em territórios pesqueiros na bacia do Juruá. O lançamento ocorreu na sede da Colônia, que fica localizado na Rua Minas Gerais, 200, no bairro Alumínio.

- Publicidade -
Copiar