26.1 C
Juruá
quinta-feira, junho 30, 2022

Detran divulga os mais de 1,1 mil selecionados no Programa CNH Social no Acre; confira

Por

Após quase três meses do fim das inscrições, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC) divulgou 1.135 nomes dos selecionados no programa CNH Social. A lista com as informações foi publicada na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Foram publicadas somente as modalidades de CNH urbana e rural. Segundo o Detran, a lista com os mais de 600 selecionados para a modalidade de CNH estudantil deve ser divulgada em outro dia, ainda não definido, porque a autarquia ainda aguarda os dados que são disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação para ser feita a triagem dos inscritos.

Para ter acesso ao documento é preciso acessar o DOE por meio do endereço eletrônico (http://www. diario.ac.gov.br/)

A publicação traz o nome do selecionado, CPF, município, categoria, se é paciente com deficiência, tipo de CNH e a modalidade. Os dados podem ser conferidos a partir da 47 do DOE. Ao todo são 603 selecionados na modalidade urbana e 532 na rural.

Conforme a portaria, os candidatos selecionados têm um prazo de 10 dias para fazer a matrícula, levando CPF, carteira de identidade e comprovante de endereço. No caso dos selecionados para Rio Branco, os candidatos devem ir até a unidade de atendimento de habilitação na Avenida Ceará, já os do interior devem ir até a Ciretran da cidade.

Quem não se matricular dentro do prazo vai ser desclassificado e perde o benefício. A lista com os suplentes deve ser divulgada a partir do surgimento de vagas remanescentes.

Programa CNH Social

O programa é destinado à população de baixa renda que precisa tirar a primeira habilitação, mudar ou adicionar categoria gratuitamente. Ao todo, 30.992 pessoas se inscreveram na seleção que disponibiliza 2.001 vagas.

Conforme a autarquia, foram muitos inscritos e como um dos critérios é fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) foi preciso fazer o levantamento das informações junto ao governo federal e a demora no levantamento ocorreu por causa da mudança do Bolsa Família para Auxílio Brasil. E também leva tempo para levantar as informações referentes as notas dos candidatos no ensino médio, que também é um critério.

O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, o CNH Social, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 23 de dezembro do ano passado. Quem coordena é o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), com apoio da Secretaria de Assistência Social.

O programa prevê gratuidade da habilitação a estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Serão reservados 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Serão oferecidos ainda o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três repetições de testes gratuitos por meio de parcerias com os centros de formação de condutores.

O benefício é dado em três modalidades:

  • CNH estudantil;
  • CNH Rural;
  • CNH Urbana.

Quem pode participar

Pessoas com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever, cadastrada como titular ou dependente do CadÚnico, há pelo menos 6 meses, ser residente do estado do Acre e possuir CPF.

Para a modalidade de CNH Estudantil, é necessário ter entre 18 e 25 anos, e cursado integralmente o ensino médio em escola pública do estado do Acre.

  • Fonte: g1.
error: Alert: O conteúdo está protegido !!