26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Estudo que oferece acompanhamento e tratamento para evitar novo AVC já tem 180 inscritos no Acre

Por redação.

- Publicidade -

Uma clínica médica está com vagas abertas em uma pesquisa que avalia pessoas que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC) para evitar um novo derrame, que é comum e pode ser bem mais agressivo.

O estudo Proadi-SUS é patrocinado pelo Ministério da Saúde, conta com o suporte do Hospital Israelita Albert Einstein e, no Acre, é representado pela Clínica Silvestre Santé. Não há limite de vagas e até esta quarta-feira (29) já tem 180 inscritos.

O médico cardiologista acreano Odilson Silvestre, que lidera o estudo no estado, explica que a ideia é descobrir o quanto a pressão do paciente hipertenso deve ser baixada para evitar um novo AVC. Ou seja, depois de um AVC, se a pressão tem que ficar abaixo de 14/9 ou abaixo de 12/8.

O AVC é uma doença que acontece por causa de um sangramento no cérebro ou a interrupção da circulação do sangue nele, provocando uma lesão. Segundo o especialista, a pressão alta é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento do AVC e também da ocorrência de novos episódios de derrame.

“Esse estudo vai dizer se baixar mais intensamente a pressão pode reduzir o risco de um novo AVC ou de outras doenças como um infarto. A pesquisa traz à baila a importância do controle da pressão como forma de salvar vidas, ou seja, ampliar a sobrevida de quem já teve um AVC”, disse o especialista.

Os participantes fazem o acompanhamento por quatro anos, de forma gratuita, com realização de exames e recebem medicamentos doados pelo estudo. Quem tiver interesse de participar pode mandar entrar em contato com o Centro de Pesquisa Silvestre Santé, pelos telefones (68) 99998-7750 ou (68) 99967-5153.

  • Fonte: g1.
- Publicidade -
Copiar