23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Médico Thor Dantas alerta para cuidados necessários com o aumento de casos de insuficiência respiratória

Por redação.

- Publicidade -

O médico infectologista Thor Dantas usou as redes sociais para falar sobre o momento marcado pela elevação da ocorrência de síndrome respiratória grave principalmente em crianças.

O profissional lembra que esta é a época do ano das viroses respiratórias, um aumento do caso de Covid-19 em todo o país. “Já tinha acontecido no Sudeste, é gripe e resfriado sazonal. São diversos vírus ocorrendo que causam insuficiência respiratória. Os casos graves são resultado de uma conjunção de fatores, passamos muito tempo de máscara que nos protegeu da Covid e de outros vírus, tiramos a máscara e todo mundo voltou ao convívio normal das atividades sociais e estamos tendo um rápido aumento dessas viroses respiratórias”, diz Thor.

O médico lembra que para dois dos vírus que estão em circulação, Influenza e Covid-19, existem vacinas disponíveis e que completar o esquema vacinal é extremamente importante.

Thor Dantas alerta ainda sobre os cuidados necessários, principalmente com idosos e crianças, e quando perceber que é hora de procurar ajuda médica. “Os cuidados gerais com crianças e idosos com gripe é se manter hidratado, tentar aliviar a congestão nasal das crianças e verificar a evolução do quadro. Se perceber que a criança não consegue se hidratar, não consegue se alimentar e tem alguma dificuldade de respirar é um sinal de gravidade e o serviço médico deve ser procurado antes que fique grave, já que nesse estágio a doença pode avançar muito rápido”, explica.

  • Por AC24horas.
- Publicidade -
Copiar