23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

‘Não haverá garimpo em terras indígenas’, promete Lula

Por Veja Abril.

- Publicidade -

O ex-presidente Lula (PT) criticou nesta quinta-feira o “descaso” do governo Bolsonaro com a Amazônia e prometeu acabar com o garimpo em terras indígenas em seu eventual futuro governo.

“É uma pena que o governo inexista, nesse momento, na região (…) Vamos voltar a fazer o que já vínhamos fazendo. Tínhamos diminuído o desmatamento na Amazônia em 80%, estávamos fazendo a maior marcação de terras indígenas na história desse país, fazendo territórios para reservas florestais”, disse em entrevista à Rádio Difusora, do Amazonas.

“Mas desde 2016 pra cá, a gente tem gente governando esse país que não se preocupa com isso, que passa por cima disso (…) não haverá garimpo em terras indígenas. Isso é uma questão de lei, de Constituição, um dever moral da sociedade brasileira”, afirmou Lula.

Apesar de não constar das diretrizes do programa de governo apresentadas nesta semana, Lula garantiu que promoverá a demarcação de terras: “Vamos fazer mais. Vamos demarcar o que tiver que demarcar e vamos preservar o que tiver que preservar”, declarou.

- Publicidade -
Copiar