O resultado foi negativo para o primeiro caso suspeito da Varíola dos Macacos no estado do Acre. O exame laboratorial foi divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Acre (Cievs) nesta quarta-feira (6). O paciente é um homem de 30 anos que deu entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) com sintomas leves, febre, adenomegalia (inchaço no pescoço) e erupção cutânea. Ele relatou ter tido contato com pessoa vinda do exterior.
O homem não chegou a ser internado, porém ficou isolado em sua casa sendo monitorado, bem como as pessoas com quem manteve contato. Segundo a coordenadora do Cievs, Débora dos Santos, o paciente recebeu alta após o resultado negativo.
NOVA SUSPEITA
Ainda nesta quarta-feira (06), foi registrado um novo caso suspeito no Acre. no total, o estado tem três casos em investigação, dois deles são em Cruzeiro do Sul e a vigilância aguarda o resultado.
A nova suspeita é de um paciente da cidade de Boca do Acre (AM) que já estava internado há uma semana no pronto-socorro de Rio Branco e começou a apresentar sinais da doença. “Ele deu entrada por agressão física, estava internado, e ontem (5) começou a apresentar erupção cutânea”, afirma a Sesacre.
De acordo com os familiares, o homem não realizou nenhuma viagem nos últimos dias. ele é um trabalhador rural e o único deslocamento realizado foi o de Boca do Acre para Rio Branco por conta da agressão que sofreu.
“lá foi realizada a coleta pelo Lacen. Nenhum dos profissionais de saúde que o atenderam tiveram contato com estrangeiros. O paciente já está sendo assistido e estamos acompanhando a investigação”, concluiu Débora.

