23.3 C
Juruá
sexta-feira, agosto 12, 2022

Saúde confirma primeiro caso de varíola dos macacos no Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria da Saúde do Acre (Sesacre) confirmou o primeiro caso da Varíola dos Macacos no estado. O resultado de dois exames de pacientes suspeitos chegou da Fundação Ezequiel Dias em Minas Gerais e um deles testou positivo.

O paciente tem 27 anos e estava viajando para o exterior. Ao retornar apresentou febre, cansaço físico e pápulas espalhadas pelos braços e abdômen, sendo notificado no último dia 11, pela Unimed. Segundo a Sesacre, o quadro do paciente evolui bem, com poucos sintomas, sendo acompanhado pela Secretaria de Saúde de Rio Branco e pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

Outros quatro casos suspeitos já foram descartados.

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. De acordo com orientações da Sesacre, esse contato pode se dar por meio de abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também pode acontecer através de contato com objetos, tecidos e superfícies que foram utilizadas pela pessoa infectada.

Ainda não há tratamento específico para a doença, mas, de maneira geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento se dá, em geral, para pessoas imunossuprimidas, transplantados, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!