23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Xuxa ouve relatos de indígenas e filha de Chico Mendes sobre a floresta

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (20), a apresentadora Xuxa Meneghel esteve reunida, na cidade cenográfica de Tarã, construída em Cruzeiro do Sul, com povos indígenas do Vale do Juruá, com a filha do ambientalista Chico Mendes, Ângela Mendes, representes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e parte do elenco e produção da série.

A atriz e apresentadora falou sobre a temática da série que será o desmatamento, a preservação da natureza e o veganismo. Xuxa será a protagonista, sua personagem é mãe de uma adolescente de 14 anos descendente de um povo nativo da Amazônia.

Entre os indígenas presentes no encontro estavam Francisco Piyâko, Osmildo Juntanawa, Nazinho e Chaguinha Shawâdawa, que falaram sobre os problemas ambientais da Amazônia, as invasões nas terras indígenas, queimadas, derrubadas e relataram a realidade dos povos tradicionais, além de tratarem a visibilidade que a série dá para essas situações.

Os Apurinà, Kariri e os Huni Kui também explicaram a sua realidade. A indígena Jacy Kariri entoou seu canto de boas-vindas para Xuxa na língua ancestral de seu povo.

A filha de Chico Mendes, Ângela Mendes, contou para Xuxa o quanto seu pai lutou em vida pela floresta, seu esforço resultou em seu assassinato. Ela também contou a apresentadora sobre a carta deixada pelo pai aos jovens, onde o ambientalista fala do sonho de unificar pensamento de unidade.

“Atenção jovem do futuro – 6 de setembro do ano de 2120, aniversário ou primeiro centenário da revolução socialista mundial, que unificou todos os povos do planeta num só ideal e num só pensamento de unidade socialista, e que pôs fim a todos os inimigos da nova sociedade. Aqui ficam somente a lembrança de um triste passado de dor, sofrimento e morte. Desculpem. Eu estava sonhando quando escrevi estes acontecimentos que eu mesmo não verei. Mas tenho o prazer de ter sonhado”. (Chico Mendes)

A ex-BBB acreana Gleice Damasceno também faz parte do elenco da série. Assim como Xuxa, ela está em solo cruzeirense na cidade cenográfica onde as filmagens estão acontecendo.

- Publicidade -
Copiar