O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, dia 14 de agosto, e, é comemorado em todo o Brasil e não poderia ser diferente no estado do Acre. A data, que é celebrada em diferentes épocas em outros países, surgiu aqui em 1953 como uma ação de marketing. A ideia era movimentar o comércio no segundo semestre do ano e o primeiro Dia do Papai no Brasil foi comemorado em 16 de agosto.
Mas com o passar dos anos, as famílias foram visando não só ação de marketing, mas sim ao grande amor, carinho, atenção e cuidado que um pai representa dentro de um lar.
Em Cruzeiro do Sul (AC), o senhor Eduardo de Oliveira Moura, de 95 anos de idade, já comemorou dezenas de dias dos pais junto aos filhos. Ele que é conhecido por ser um grande paizão, pelo fato de ter criado além dos filhos criou mais duas netas, que tem como filhas.

Uma das filhas/netas, Maria Rita, se emociona ao falar do avô que se tornou seu grande pai, o cuidado, a preocupação que ele tem com todos os filhos e netos.
“Além de avô foi meu pai por 19 anos da minha vida, sempre teve o cuidado, a preocupação com os filhos e os netos por igual, é um homem que hoje leva na pele enrugada todo o amor pelo trabalho e pela família”, diz Maria Rita emocionada.
A filha fala que mesmo com o falecimento da esposa, Seu Eduardo nunca deixou de cuidar da família e que cada dia ao lado dele, é uma grande vitória. “Eu sou grata a Deus poder comemorar com o meu pai, mais um ano essa data com ele. Cada dia é uma vitória acordar com ele ,depois do falecimento da nossa mãe”.
Bruna Camila que também é neta, mas foi criada como filha, diz que é uma benção de Deus poder passar esse dia com seu pai. “É uma benção passar mais um dia dos pais com ele aqui, vô é pai duas vezes, né. Só tenho a agradecer a Deus por mais esse”.
“Nesse Dia dos Pais desejamos que tenham um ótimo dia ao lado daquele que você ama, aquele que cuidou de você quando mais precisou, daquele que te dá bronca, pois quer ver seu bem, aquele que puxa sua orelha quando necessario”, finalizou.