24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Expoacre 2022: cerca de 200 pessoas são barradas na 1ª noite de feira sem carteirinha de vacina

Por redação.

- Publicidade -

Cerca de 200 pessoas foram barradas na entrada do Parque de Exposições Wildy Viana, onde ocorre a Expoacre 2022, nesse sábado (30), por falta do comprovante de vacina ou teste negativo de Covid-19 na primeira noite de feira. Equipes da Vigilância Sanitária Estadual montaram três barreiras sanitárias para fiscalizar as entradas.

Na última sexta (29), governo editou o decreto com as medidas preventivas contra a Covid-19 e retirou a exigência do uso de máscara para permanência e circulação no parque durante as nove noites da feira. A mudança foi publicada na edição de sexta do Diário Oficial do Estado (DOE).

Outra mudança foi com relação ao esquema de vacinação exigido para entrada na feira agropecuária. Antes, o governo tinha determinado que era obrigatória a apresentação da carteira com esquema vacinal completo, exigindo que pessoas com idade acima dos 18 anos tivessem a 3ª dose do imunizante.

Com a mudança do decreto, agora é exigido somente a 2ª dose para maiores de 12 anos. Ou, a apresentação de resultado negativo para a doença feito 24h antes da abertura do evento.

Contudo, o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, José Ribamar de Souza, explicou que algumas pessoas esqueceram a carteira de vacina, outras tinham tomado apenas a 1ª dose e teve gente também que não tomou a vacina e também não apresentou o resultado negativo para a doença.

“Teve situações diversas. Pessoas que tomaram uma dose, que não levaram a carteirinha, umas apresentaram o ConecteSUS, mas a internet estava muito lenta e enquanto não funcionava a gente não deixava a pessoa entrar. Quando a pessoa tinha uma dose a gente conversava e conscientizava a pessoa se imunizar”, destacou.

O gerente falou que, no caso dessas pessoas que tinham tomado apenas a 1ª dose, as equipes orientaram e levaram a pessoa até um ponto de imunização dentro do parque para tomar a 2ª dose. “A gente levava a pessoa, acompanha e deixo dentro do posto de saúde”, confirmou.

Organização da Expoacre 2022 exige compronte de vacina ou teste negativo da Covid dos participantes — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

  • Fonte: g1 AC.
- Publicidade -
Copiar