27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Prefeitura e Governo firmam parceria para construção de República para moradores de rua em Cruzeiro do Sul

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Governo do Estado, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), igrejas e instituições se reuniram na manhã desta quarta-feira (03) para discutir a situação dos moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social. O foco principal é a construção de uma República que atenderá esse público.

O coordenador do CREAS, Madson Cameli, explicou que o centro tem tentado cuidar de atender essas pessoas, até o momento, a equipe conseguiu abordar 91 moradores de rua, 70 homens e 21 mulheres. Para o coordenador, a parte mais difícil é reintegrar essas pessoas a sua vida social.

“Essa república vem facilitar o nosso trabalho, principalmente no que se diz respeito a reintegrar essas pessoas na sociedade. A República vai nos ajudar a fazer com que eles possam ter essa vontade de retornar aos seus lares”, destacou.

O prefeito em exercício Henrique Afonso, explicou que essa é a consolidação do trabalho que a Prefeitura de Cruzeiro do Sul já vem realizando com o Governo do estado. Mais de 56 pessoas estão morando nas ruas, visando essa situação, foi criado o grupo Construindo Uma Nova Vida.

“Hoje já estamos com dinheiro em conta mandando pela Secretaria Estadual de Ação Social e vamos construir a República de Pessoas em Situação de Rua”, explicou o vice-prefeito. Nesse espaço será trabalhado a terapia ocupacional, psicólogo e outros cuidados necessários para reestabelecer esses cidadãos.

O espaço da República será no centro da cidade para moradores de rua possam ir até o local se alimentar, dormir e receber ajuda. O estado já disponibilizou cerca R$ 150 mil para o município alugar o prédio. “A ideia é que a gente possa superar essa problemática que está muito grave em Cruzeiro do Sul”, disse.

Raquel de Oliveira, chefe de gabinete do governo em Cruzeiro do Sul, também esteve no encontro e, segundo ela, o governador Gladson Cameli está sensível a situação dos moradores de rua e já vem dando um suporte financeiro para o projeto, além de oferecer um treinamento as equipes que darão assistência nesse projeto. “É um projeto que engloba também o amor, o cuidado e o carinho”.

- Publicidade -
Copiar