Ícone do site O Juruá Em Tempo

TRE/AC registra 8 candidaturas ao Senado e 7 ao Governo do Acre

O prazo para os partidos, coligações partidárias e federações apresentarem o registro dos seus candidatos que disputarão às eleições de 2022, encerra-se nesta segunda-feira 15. Esse é o prazo estipulado pela legislação eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre recebeu até o início desta manhã de segunda-feira, 8 candidaturas ao Senado da República com seus respectivos suplentes; 7 candidaturas ao governo; 124 à Câmara Federal e 310 à Assembleia Legislativa. No que se refere aos candidatos à Presidência da República o registro deve ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos ao governos são: David Hall (Agir), Sérgio Petecão (PSD), Nilson Euclides (PSOL), Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Márcio Bittar (União Brasil), e Gladson Cameli (PP) que busca a reeleição.

Ao Senado, disputam: Dimas Sandas (AGIR), Vanda Milani (PROS), Jenilson Leite (PSB), Márcia Bittar (PL), Nazareth Araujo (PT), Ney Amorim (PODEMOS); Sanderson Moura (PSOL) e Alan Rick (União Brasil).

Antes de serem registrados, os nomes dos candidatos foram confirmados nas convenções partidárias que ocorreram no dia 5 de agosto.

O prazo estipulado para entrega dos registros é até às 8h (via internet) ou até às 19h (presencialmente). Na ocasião do pedido de registro os candidatos devem apresentar, entre outros documentos, a atual declaração atual de bens e comprovante de escolaridade. Efetivado o registro, os candidatos ganharão um CNPJ próprio para a campanha, que permitirá a arrecadação de recursos e o pagamento de despesas.

A Campanha:

Por um período de 47 dias, a campanha eleitoral tem início oficialmente nesta terça-feira 16, estendendo-se até 1º de outubro. Neste período, os candidatos poderão promover comícios, distribuir materiais gráficos, como os populares “santinhos” e fazer propaganda eleitoral pela internet, rádio e televisão.

Além disso, o horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro no primeiro turno, entre 7 e 28 de outubro.

Sair da versão mobile