26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Valor de produção da pecuária é o dobro da agricultura no Acre

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Em junho valor estimado da pecuária era de R$ 1,57 bilhões, 64% do valor da produção rural do Acre. A agricultura, com R$ 929 milhões, contribui com 36%.

Assim, a soma de todos os produtos agrícolas: banana, milho, soja, café, arroz, mandioca e demais, é menor que o da pecuária sozinha. No Mato Grosso a pecuária representa 15% do Valor Bruto de Produção. Os produtos agrícolas, liderados pela soja, milho e algodão, somam 85%. Em Alagoas, o VBP da agricultura equivale a 82% do total. Em São Paulo as lavouras são 73% do VBP.

O VBP representa a evolução da pecuária e das lavouras ao passar dos anos e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento. Dessa forma, calcula-se com base na produção da safra agrícola e da pecuária, e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil.

O valor real da produção, menos a inflação, é obtido pelo índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getúlio Vargas. A periodicidade é mensal.

- Publicidade -
Copiar