26 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Acre tem 3° maior desmate da Amazônia no mês de agosto

Por Redação O Juruá em Tempo

- Publicidade -

De acordo com o Sistema de Alerta e Desmate (SAD) do Imazon, o Acre derrubou em agosto 173 quilômetros quadrados em agosto de floresta nativa, 3° maior desmatamento na Amazônia naquele mês.

“Os Estados que mais desmataram em agosto foram Pará (647 km?), Amazonas (289 km%) e Acre (173 km?), que registraram respectivamente 46%, 20% e 12% de toda a derrubada na Amazônia”, confirma o Imazon.

“Nesses três Estados, assim como nos outros que compõem a região, estamos identificando o avanço do desmatamento nas florestas públicas não destinadas. São áreas pertencentes aos governos dos Estados ou federal que ainda não tiveram um uso definido, cuja prioridade estabelecida em lei é para a criação de novas áreas protegidas, como terras indígenas ou quilombolas e unidades de conservação. Porém, por essa falta de destinação, essas terras acabam sendo as preferidas dos grileiros, que as invadem com a expectativa de obter a posse”, afirma a pesquisadora Bianca Santos, do Imazon.

O instituto classifica como desmatamento quando a vegetação foi totalmente removida, o chamado “corte raso”, e como degradação florestal quando parte da mata foi retirada por causa da extração de madeira ou afetada pelo fogo. Por isso, é comum que uma área classificada como degradada seja posteriormente desmatada.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 976 quilômetros quadrados em agosto de 2022, o que representa um aumento de 5.322% em relação a agosto de 2021, quando a degradação detectada foi de 18 quilômetros quadrados. Em agosto de 2022 a degradação foi detectada no Mato Grosso (67%), Pará (25%), Acre (3%), Maranhão (2%), Rondônia (1%), Amazonas (1%) e Tocantins (1%).

Com informações Ac24horas

- Publicidade -
Copiar