O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) tem abertos poços artesianos em diversas regiões do Vale do Juruá. Em 2019 o Governo do Estado criou o Programa Água para Todos, que tem como objetivo melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida da população por meio de ações de saneamento básico, através da perfuração de poços artesianos, a custo baixo.
“Temos trabalhado muito tanto nas áreas urbanas aqui da região do Juruá, quanto nas comunidades rurais. Fizemos o compromisso de trabalharmos 20 poços artesianos durante esta gestão e já estamos finalizando o 16° poço que fica na estrada da Boca da Alemanha”, explicou o gestor do Saneacre de Cruzeiro do Sul, Braz.
Uma grande equipe com diversos profissionais de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco está envolvida na ação. Nesta quinta-feira (15) foi inaugurado o poço do Estádio Bezerrão e nesta sexta (16) o trabalho continuará no bairro São José.
“Vamos aumentar o nosso volume de água em mais de 120 mil litros/hora para a Estação de Tratamento, que vai estar distribuindo e melhorando o sistema de abastecimento da região do Juruá como um todo”, destacou Braz.
80% da região é abastecida por poços artesianos, apenas 20% é água superficial vindo do Igarapé São Salvador. A água pode estar a 60 metros como também em camadas mais profundas. Alguns poços podem alcançar até 280 metros no interior da terra.
“O programa continua, vamos estar trabalhando em outros municípios, como Tarauacá, atendendo mais de seis mil famílias. A expectativa ao fim dos 20 poços é atender mais de 120 mil pessoas com uma água de qualidade”, disse o gestor.
Zete Lima é moradora do bairro São José e uma das beneficiadas pela ação do Saneacre. Segundo ela, a região passava de sete a oito dias sem água e agora a situação mudou. “Eu estou muito feliz porque o poço fica em frente à minha casa e agora não haverá mais problema com água”, disse.

