26 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Bombeiros, ICMBio e Ibama realizam missão de combate a incêndios florestais em Xapuri

Por Redação O Juruá em Tempo

- Publicidade -

Durante quatro dias, entre 12 e 15 de setembro, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do ICMBIO e do IBAMA estiveram acampados na região do seringal Albrácia, na colocação Cajazeira, para monitoramento e combate aos focos de incêndio florestal na Reserva extrativista Chico Mendes, em Xapuri. Ao todo, 25 pessoas estiveram empenhadas na missão.

No decorrer da operação, com apoio de um drone pilotado por um bombeiro militar, foi possível identificar, avaliar e posicionar a equipe para tentar acessar os focos em deslocamentos a pé, motos e quadriciclos, segundo relatado pela comandante do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Xapuri, tenente Laiza Mendonça.

“Estima-se que tenha sido queimada uma área de cerca de 1.000 hectares, possivelmente decorrentes da ação humana. O Corpo de Bombeiros alerta para o risco e danos causados pelas queimadas e incêndios florestais, trazendo prejuízos ao ser humano e ao meio ambiente” reforçou a militar.

Ainda durante a missão, também foram realizadas reuniões estratégicas com representantes das três instituições para definição e planejamento das ações. “A integração entre as instituições foi fundamental para o desenvolvimento das ações” concluiu a comandante.

Na primeira semana deste mês, a pesquisadora Sonaira Silva, do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGAMA) da Universidade Federal de Acre (UFAC) Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, informou que havia mais de 500 hectares de floresta em pé queimando entre 25 de agosto e 8 de setembro na parte norte da Resex.

Com informações Ac24horas

- Publicidade -
Copiar