31.6 C
Juruá
domingo, abril 28, 2024

Continua parado na Câmara PL que amplia Área de Livre Comércio de Cruzeiro do Sul

Por redação.

- Publicidade -

O projeto de lei 2261, que modifica o artigo 1°, da lei 8.857, de 8 de março de 1994 está parado na Câmara dos Deputados. A PL, que tem como autora a deputada Mara Rocha, autoriza a criação de Área de Livre Comércio de Brasiléia com extensão para o município de Epitaciolândia; em Cruzeiro do Sul, o projeto amplia a abrangência para Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá.

a PL chegou até a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) no dia 18 de agosto, e continua aguardando análise. De acordo com o projeto, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá estão muito próximos de Cruzeiro do Sul. A única separação geográfica entre eles e Cruzeiro do Sul é o Rio Juruá ou poucos quilômetros da Rodovia.

“Atualmente Cruzeiro do Sul goza dos benefícios da ALCS, o que está causando sérios prejuízos aos comerciantes dos demais municípios que, apesar da proximidade geográfica, não podem concorrer com as condições oferecidas na cidade vizinha. E a população, em busca de melhores preços, atravessa o rio ou a rodovia e consome na cidade de Cruzeiro do Sul, ferindo de morte as economias municipais de Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá”, informa o texto do PL.

Por conta da legislação, os comerciantes das cidades vizinhas não podem comprar mercadoria no município cruzeirense, aproveitando o menor custo, para revenda nos seus próprios domicílios.

- Publicidade -
Copiar