A partir das 18hrs desta segunda-feira (26) iniciará as programações do 5° Festival da Farinha e do 118° aniversário de fundação de Cruzeiro do Sul, que seguirá até a quarta-feira (28). As ruas do centro da cidade estão interditadas e os palcos já foram montados.
Duas casas de farinha foram montadas na Avenida Rodrigues Alves e durante o evento produzirão a famosa farinha de mandioca. Uma das programações é a escolha da maior mandioca, da mais pesada e do melhor prato feito a partir do produto. Foram confirmados 30 produtores rurais e 50 empreendedores.
Na terça-feira (27), a população poderá assistir ao concurso do Rei e Rainha e no último dia, quarta-feira (28), acontecerá o desfile cívico-militar. Durante todos as noites acontecerá shows no palco principal, montado na Praça Orleir Cameli, e no alternativo, em frente do antigo Banco do Brasil.
Serão 38 apresentações de 150 cantores, músicos, dançarinos e Djs locais e de Rio Branco. A noite de encerramento ficará por conta da banda Trio Furacão, da capital acreana.
O secretário de Cultura e Esporte de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel Filho, está a frente da organização. Segundo ele, a ornamentação foi pensada levando em conta a realidade dos produtores rurais e dos povos indígenas. “A prefeitura por meio de todas as secretarias está preparando tudo com muito carinho para que possamos receber bem e mostrar a potencialidade da Farinha para as pessoas que vierem participar do Festival. Estamos caprichando e a ornamentação está bonita”, conta.

