Ícone do site O Juruá Em Tempo

Na ExpoJuruá, Agência de Negócios do Acre e IDAF oferecem curso e formam quase 40 agentes vacinadores de brucelose

A Anac (Agência de Negócios do Acre) através da Enac (Escola de Negócios do Acre) formou nos dias 2 e 3 de setembro durante a ExpoJuruá, em Cruzeiro do Sul, 40 agentes vacinadores de brucelose.

Além do certificado de conclusão, cada aluno recebeu também um kit com uma pistola de vacinação, para que já possam sair do curso preparados para o mercado de trabalho, gerando renda e emprego para o Estado.

O curso foi ofertado em cooperação técnica com o Idaf (Instituto de Defesa Agropecuária do Acre), durante a solenidade, o diretor-presidente Francisco Thum agradeceu ao diretor-presidente da Anac, Evilando Achaad, pela inciativa. Thum ressaltou que além de preparar empreendedores acreanos para o mercado de trabalho, o curso também colocou profissionais qualificados para o combate à brucelose, uma doença que atinge rebanhos, mas também pode causar danos a seres humanos.

Evilando Achaad falou sobre a importância dos cursos do Enac, não só para os estudantes, mas também para todo o Acre:

“Seguido uma determinação do governador Gladson Cameli, a Escola de Negócios do Acre veio para gerar prosperidade para os acreanos, com novas oportunidades, formação profissional e técnica, gerando para as pessoas que fazem o curso, emprego, renda e a possibilidade de mudar de vida”.

O zootecnista Alef Lima foi um dos alunos que se formaram durante a ExpoJuruá e falou sobre a experiência:

“O curso foi muito bom, uma oportunidade que agora posso começar a trabalhar em uma outra área. Além de aprender, a gente ainda teve a oportunidade de receber a matéria-prima de trabalho que é importante, é um incentivo pra gente que já sai do curso tendo como fazer a própria renda”, afirmou.

A vacinação contra brucelose é uma ferramenta de grande eficiência, que auxilia na prevenção da doença, protegendo os rebanhos e as pessoas que tenham contato com a bactéria causadora, como por exemplo, bebendo o leite do animal contaminado.

Toda a verba da Enac provém de emendas parlamentares. A primeira foi a do deputado Luís Tchê (PDT), que na cerimônia de inauguração da escola foi lembrado pelo presidente da Anac como o primeiro a acreditar no projeto. Outros parlamentares que também destinaram emendas foram os deputados André Vale e Vagner Felipe; e também a senadora Mailza Gomes.

Sair da versão mobile