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Condições da BR-364 são críticas e viagem de Rio Branco a Cruzeiro do Sul pode levar até mais de três dias

A BR-364 que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco está em estado crítico, de acordo com os condutores a viagem pode levar mais de três dias. parte das dificuldades enfrentadas pelos viajantes foi relatada na manhã deste domingo (16) pela página intitulada Boca no Trombone AC. As fotos mostradas na reportagem são de Katyana Aguiar.

Na última sexta-feira (12) um caminhão transportando gás de cozinha ficou atravessado na estrada nas imediações do rio Jurupari, bloqueando a rodovia por 12 horas. Além de ambulâncias e caminhões, carros de passeios e s ônibus intermunicipais que fazem a linha entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco tiveram o tráfego interrompido.

Desde o final de 1990, já foram investidos mais de R$ 1,5 bilhão em obras de pavimentação, porém a rodovia nunca chegou a alcançar condições satisfatórias de trafegabilidade por tempo considerável.

Os rumores de que os recursos para a obra estavam se esgotando, voltaram a circula, acredita-se que as verbas se esgotem ainda em outubro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) negou a possibilidade da suspensão das obras por falta de recursos.

Segundo informou a direção, os recursos disponibilizados para este ano estavam sendo usados nos serviços de conservação das rodovias no estado e que mais recursos estavam sendo buscados para o seguimento das obras. Mas, ao que parece, os recursos disponíveis estão se escasseando e se limitam aos serviços que já estão em andamento.

Essas obras são em trechos específicos da BR-364, de Sena Madureira a Tarauacá, e locais específicos da BR-317, como pontos de rupturas de bueiros entre Rio Branco e Brasiléia, além do trecho que vão até Assis Brasil.

Apesar de no mês de setembro ter havido um reforço de cerca de R$ 8 milhões por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para o estado, esse recurso também estaria acabando. Existe a expectativa de mais um repasse para a superintendência regional do Acre, de R$ 20 milhões, que já estaria alinhado com o Ministério da Economia.

O DNIT não se manifestou quanto ao assunto.

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