25.5 C
Juruá
terça-feira, maio 7, 2024

Dois candidatos do AC não receberam nenhum voto nestas eleições

Por g1.

- Publicidade -

Dois candidatos que concorreram ao cargo de deputado estadual no Acre pelo partido Agir não receberam nenhum voto nas eleições desse domingo (2). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), outras duas mulheres tiveram somente um voto cada uma.

Entre eles estão:

  • Dir Silva (Agir): 0
  • Ambrozio Moura (Agir): 0
  • Daiane Silva (PSDB): 1
  • Nedely Sousa (Cidadania): 1

Segundo o presidente do partido, David Hall, que concorreu para o governo do Acre e teve 771 votos, Dir Silva “sumiu” e não chegou a receber repasse do partido, já Ambrozio recebeu R$ 2,5 mil, mas desistiu da candidatura e doou o valor para outro candidato.

“O Jurandir sumiu, não conseguimos entrar em contato com ele, não faço ideia do que aconteceu. O Ambrózio acabou desistindo da candidatura, mas não sei porque ele não foi lá no TRE renunciar, foi uma escolha dele, ele chegou a abrir a conta, receber recurso, mas preferiu doar para outro candidato, o Romeu”, afirmou Hall.

Dir Silva, como constava na urna, é o empresário Jurandir Ferreira da Silva, 44 anos. De acordo com dados do TSE, ele tem ensino médio completo e nasceu em Cruzeiro do Sul. Já o outro candidato que não recebeu voto é o vendedor Ambrozio Moura, de 34 anos, natural de Senador Guiomard, mas que mora em Rio Branco.

Ao g1, o vendedor contou que resolveu se candidatar somente pela experiência e que não avisou nem para família que estava concorrendo a uma das vagas da Assembleia Legislativa acreana. A reportagem não conseguiu contato com Dir Silva e nem com as candidatas Daiane e Nedely, que levaram somente um voto.

“Eu preciso ter experiência para fazer qualquer trabalho. Então decidi me candidatar, mas nem minha família mesmo soube nem amigos, eles ficaram surpresos e muitos deles até furiosos quando viram que eu não tinha avisado. Fui para ver como era direitinho, como era para ser gasto o recurso, onde, como poderia gastar melhor aquilo que vem da população, não é meu. Queria ter a experiência para as próximas eleições, em 2024 vou sair para vereador então já queria saber como que era”, disse o vendedor.

Ele confirmou que doou o valor que recebeu do partido para um outro candidato a deputado estadual, mas disse que nem chegou a votar nessa pessoa também. Ambrozio afirmou ainda que não chegou a mandar fazer nem “santinhos” com seu número.

Abstenção recorde

Mais de 130 mil eleitores que estavam aptos a votar no Acre não compareceram às urnas nesse domingo (2), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de abstenção, de 22,44%, é mais alto que o registrado no estado nas duas últimas eleições presidenciais.

  • Eleições de 2014 – 17,32%
  • Eleições de 2018 – 18,99%
  • Eleições de 2022 – 22,44%

O percentual no Acre também foi maior que a média do restante do país, que teve 20,94% de abstenções no primeiro turno das Eleições 2022.

Este ano, 588.433 eleitores estavam aptos a votar e 131.784 deixaram de ir às urnas. O total de votos válidos foi de 411.949.

Ainda segundo o TSE, os votos nulos somaram 26.622 (5,85%) e os brancos, 16.867 (3,70%) este ano no Acre. Com isso, o percentual de nulos foi parecido com o registrado em 2018: 5,74%. Já o de votos brancos teve um aumento mais expressivo, uma vez que na última eleição presidencial ficou em 1,47%.

- Publicidade -
Copiar