A Polícia Federal de Cruzeiro do Sul cumpriu nove mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais no município de Guajará (AM), na manhã desta terça-feira (25).
De acordo com informações passadas pela Assessoria de Comunicação da PF, as investigações tiveram início após o recebimento de diversas denúncias que comerciantes de Guajará estariam retendo cartões do Bolsa Família de indígenas e moradores em troca de empréstimos e mercadorias.
Ademais, esses comerciantes estariam cobrando juros de mais de 30% ao mês, e usando policiais militares e traficantes para ameaçar essas pessoas, mantendo a posse dos cartões e evitando possíveis denúncias a polícia.
Investigações mostraram que os relatos são verdadeiros. A decisão judicial deferida se desdobrou na Operação Katecho, palavra grega que significa “reter com firmeza, possuir, deter”, fazendo referência ao modus operandi dos investigados.
O material apreendido será analisado e a investigação continuará. Os alvos são investigados por Apropriação Indébita, Estelionato e Extorsão.

