Um agricultor não identificado de Marechal Thaumaturgo acusou o prefeito do município, Valdélio Furtado (PSD), de usar recursos de convênio com a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (SEPA), para favorecer Familiares e amigos com açudes de graça. Porém, o gestor desmentiu as acusações.
As informações repassadas pela Secretaria de Agricultura são de que a Prefeitura Municipal vem executando um projeto de açudagem em parceria com Governo do Estado. Esse convênio visa a construção de 73 açudes até o fim do ano, destes, 28 já foram construídos, tendo como requisitos técnicos de escolha a necessidade do local. Além disso, também está sendo feita a recuperação das barragens destruídas pelos fortes temporais dos últimos dias.
“Se os parentes do Prefeito foram realmente contemplados, é porque eles moram no assentamento e tem direito como quaisquer outras pessoas. E essa questão de beneficiar amigos, não existe. Estamos esse convênio da melhor forma possível, com transparência, sem escolha de pessoas”, disse secretário de Agricultura, João Luciano.
A escolha de iniciar a construção dos açudes nos ramais tendo em vista que o ICMBIO não autorizou ainda a entrada de máquinas na resex, diante disso, as obras foram iniciadas no final dos ramais, onde não existe acesso a rios ou lagos e ainda dificuldades de acesso à cidade pra compra de alimentos.
