Uma ação integrada das Polícias Civil, Federal e Militar, em cumprimento à operação Hórus e
Programa Guardiões das Fronteiras, prendeu quatro homens identificados como J. M. de L. J. de 33 anos; A. M. da S. L., 36 anos, E. M. de A., 26 anos e B. da R. B.de 17 anos. A ação aconteceu nesta sexta-feira (04) em Cruzeiro do Sul.
Os criminosos estavam com R$ 176.862,50 em espécie em um barco no Rio Juruá. O dinheiro estava nas laterais e em um fundo falso de uma meta térmica.
De acordo com a Polícia Civil, os quatros iriam para Marechal Thaumaturgo. E esse modus operandis, de transporte de capitais para fronteira, é usual entre traficantes que sobem o rio com grandes quantias em dinheiro para comprar drogas.
A algum tempo o Núcleo Draco/Denarc já estava acompanhando as movimentações da Organização Criminosa e suas principais lideranças. A sispeita é de que J. M. de L. J. de 33 anos, teria assumido a presidência da organização no Juruá após a prisão de outas lideranças.
Na abordagem, o criminoso jogou uma pistola calibre 380 no rio, sendo apreendido apenas com as munições de mesmo calibre, bem como apresentou documento de identidade falso com o nome de João Brito de Oliveira.
Já contra J. M. de L. J e A. M. da S. L., foi verificado mandados de prisão em aberto, sendo o do primeiro por homicídio e o do segundo por Organização Criminosa.
Segundo a polícia, o prejuízo dado ao crime pode chegar a R$ 245.942,50. Todos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

