O Dia Nacional da Consciência Negra foi celebrado no dia 20 de novembro, ele passou a fazer parte oficialmente do escolar em 2003, quando a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira virou lei.
A origem da data carrega o mesmo motivo pelo qual, em 2011, um novo decreto a firmou também como Dia Nacional de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e ícone da resistência negra no país. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695. Não se trata, porém, de um feriado nacional obrigatório.
Para celebrar a data, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento Municipal de Promoção da Igualdade Racial (DMPIR), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), GASH e outros parceiros, desenvolveu durante todo o mês, atividades que valoriza a herança africana.
Dentre as ações, foram realizados curso de Culinária Afro-brasileira, rodas de conversas, palestras e distribuição de folder do DMPIR como divulgação dos trabalhos em pontuais instituições.
O DMPIR tem como ponto de Partida o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em julho de 2010. Incentiva a estruturação organizativa da Política de Promoção da Igualdade Racial no município, aderindo ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Os seus principais objetivos são sensibilizar e estimular a implementação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no município.
