Ícone do site O Juruá Em Tempo

No Acre, abstenção do Enem 2022 chega a 31,5%

21.802 pessoas se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso no Acre, apenas 14.938 compareceram aos locais de prova. Dessa forma, a abstenção 2022 foi de 31,5% nesta primeira fase do exame. No ano passado, os faltosos somaram 27,5%.

No formato digital, a abstenção chegou a atingir os 50,6%.

No total, 2.490.880 participantes compareceram ao primeiro dia Enem, 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões. Vale ressaltar que esses dados são preliminares, visto que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.

Neste primeiro domingo (13) os participarem foram submetidos a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

A segunda fase do exame acontecerá no próximo domingo (20), onde os estudantes responderam itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

Sair da versão mobile