23.8 C
Juruá
domingo, maio 19, 2024

Número de casos de malária em Cruzeiro do Sul diminui 40% e registra menor número da história do município

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Comparado aos anos de 2019 a 2021, o número de casos de malária em Cruzeiro do Sul diminuiu cerca de 40% em 2022, passando de 5027 casos em 2019 para 2191 neste ano. Esse é o menor número de registros da doença da história do município, entre os meses de janeiro a outubro.

“É uma grande conquista, fruto de um trabalho bem intensificado, uma gestão empenhada no desenvolvimento dessas ações”, explicou Leonísio Messias Mendonça, coordenador da vigilância entomológica.

Vale destacar que está se iniciando o período sazonal, período de chuvas, em que o índice vetorial, a quantidade de mosquito tende a aumentar. “É importante que cada um dê sua contribuição tomando os cuidados necessários para que esse número de casos não aumente”, destacou.

Atualmente, o maior foco da malária é na zona rural do município cruzeirense, como a Vila Lagoinha na BR-364, Pentecoste e alguns ramais. Nesse período, as ações serão intensificadas para que esse número continue diminuindo.

O coordenador explicou que ainda existe resistência de alguns moradores quanto a receber os agentes de endemias em suas casas. “Ainda têm pessoas que não querem aceitar esse serviço fundamental”, ressaltou.

Neste domingo (06), foi o Dia da Malária nas Américas, por isso, durante toda essa semana as equipes intensificaram ainda mais essas ações de educação e saúde, informado a sociedade os meios de prevenção através de palestras nas escolas e conversas em locais públicos.

- Publicidade -
Copiar