A XVII Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) acontece anualmente em novembro, sendo um esforço coletivo do Poder Judiciário, com foco principal em conciliar o maior número possível de processos. O objetivo maior da campanha é resolver os conflitos em menos tempo, com menos burocracia e contribuição de todas as partes envolvidas.
Nessa campanha, todas as comarcas do Acre estrão fazendo mutirões com a finalidade de incentivar a realização de acordos pelas partes que estão dentro do sistema judiciário. Em Cruzeiro do Sul, essas ações iniciaram segunda-feira (07) e vão até sexta-feira (11), há cerca de 80 processos para serem pautados, em duas salas de audiências e através de dois servidores.
“A nossa maior demanda em sistema de juizado especial cível são bancos, Energisa, Telefonia e demandas de consumo. Além de reduzir o número de processos, o objetivo é também incentivar as pessoas a conciliarem”, explicou a juíza do Juizado Especial Cível e Fazenda Pública, Evelyn Bueno.
De acordo com a magistrada, o resultado dessas campanhas é sempre positivo. “As pessoas já veem com esse ímpeto de negociar, sempre conseguimos uma taxa grande de acordo”, disse.
Lucas Viana Freire, conciliador do Juizado, é um dos responsáveis por fazer a mediação em resolver esses problemas de forma que beneficie ambas as partes. “As vezes as pessoas vêm com uma noção de guerra, e a função do conciliador é pacificação, reabrir o diálogo entre as partes”, relatou.

