Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Incêndio destrói casa de madeira no interior do Acre; ASSISTA
  • Luz para Todos: mais de 20 mil famílias acreanas beneficiadas
  • Na capital, Rio Acre amanhece com 10,06m neste sábado (20)
  • Governo se pronuncia sobre tumulto no PS e diz que caso está sob apuração
  • Sábado será de calor, sol e chuvas pontuais em todas as regiões do Acre
  • Brincadeira com álcool deixa dois irmãos queimados em casa no Segundo Distrito de Rio Branco
  • Júnior da J.A Suplementos testemunha milagre após grave acidente e reforça fé em Deus
  • Tumulto por leito de UTI no Pronto Socorro de Rio Branco termina com policiais agredidos e três baleados
  • Desentendimento no Pronto-Socorro provoca confusão generalizada e três baleados
  • No Acre, criança abre mão de presente e pede cadeira de rodas para a avó ao Papai Noel
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, dezembro 20
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Política

A menos de uma semana da posse, Lula ainda precisa definir 16 ministérios

Por Redação Juruá em Tempo.26 de dezembro de 20222 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Falta menos de uma semana para a posse e Lula ainda tem 16 ministérios para preencher. Quando anunciou os nomes de 15 novos ministros do seu governo na última quinta-feira, ele disse que teria reuniões até esta segunda ou terça com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, para enfim concluir a montagem do seu primeiro escalão.

O desafio do petista é, como o próprio admitiu na semana passada, é conseguir acomodar as forças políticas que ajudaram a elegê-lo — no primeiro e no segundo turnos. A tal “frente ampla” até agora não foi representada no seu ministério. Dos 21 anunciados, oito são petistas, três do PSB (entre eles, o vice, Geraldo Alckmin), uma do PCdoB e nove não são filiados a nenhum partido. Ao todo, serão 37 pastas.

Os casos mais discutidos nos últimos dias foram os de Simone Tebet, ex-presidenciável do MDB, e de Marina Silva, ex-ministra e deputada federal eleita da Rede. Lula conversou com as duas na última sexta-feira, mas ainda não anunciou se ou quais pastas elas vão comandar.

O Meio Ambiente é apontado como possível destino de ambas, assim como o Planejamento e Ministério das Cidades, para a emedebista, que sonhava com o Desenvolvimento Social — entregue ao petista Wellington Dias.

Partidos como MDB, PSD, PDT, PSOL e até União Brasil têm a expectativa de indicar representantes no primeiro escalão do governo, o que complica o quebra-cabeça de Lula. O ex-governador de Alagoas e senador eleito Renan Filho (MDB), por exemplo, é cotado para um ministério, mas o nome da pasta muda a cada dia, segundo um interlocutor ouvido pelo Radar.

As pastas restantes são: Agricultura e Pecuária; Cidades; Comunicação Social (Secom); Comunicações; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Esporte; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Integração e Desenvolvimento Regional; Meio Ambiente; Minas e Energia; Pesca e Aquicultura; Planejamento e Orçamento; Povos Indígenas; Previdência Social; Transportes; e Turismo.

“Tudo pode acontecer nesses próximos dias”, declarou Lula, na quinta passada, ao tentar tranquilizar quem ficou sem cargo no primeiro escalão do seu governo. O petista prometeu ainda que os aliados que ajudaram na campanha serão contemplados. “Porque nós somos devedores dessas pessoas que ousaram colocar a cara e enfrentar o fascismo que estava espraiado nesse país”, justificou.

Por: Veja Abril.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2025 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.