O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul está com um baixíssimo estoque de bolsas de sangue. A informação é de que muita gente precisou de transfusão essa semana e, por isso, a situação está crítica.
Vale destacar, que no último dia 25 de novembro, foi realizado uma campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o que ajudou no aumento do estoque. Mas, de acordo com gerente de assistência do Hemonúcleo, Giliard Santos da Costa, nessa primeira semana de dezembro houve um aumento significativo dos pedidos por bolsas sanguíneas nas unidades hospitalares, causando a redução do estoque.
“Por isso fazemos esse apelo aos doadores que já são ativos e aqueles que têm vontade, que procurem o Hemonúcelo de Cruzeiro do Sul para fazer a sua doação. Esperamos vocês doadores, para que possam nos ajudar a salvar vidas”, disse Giliard.
O Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul está localizado na rua Alfredo Teles, número 600, no bairro Manoel Terças, ao lado da Maternidade. O horário de funcionamento é de 07hrs às 13hrs de segunda a sexta-feira.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue:
Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar sob autorização do responsável; não estar em jejum; ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; pesar mais de 50kg; não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses; não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias; não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida); em caso de parto normal, aguardar 3 meses e se cesariana, aguardar 6 meses; não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade; caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h, as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas; não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV; não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação; não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas; não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses; não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

