Ícone do site O Juruá Em Tempo

Rio Branco tem alta incidência de dengue e mais de 200 bairros estão em alerta

O Acre, através de sua capital Rio Branco, não está fora da lista dos Estados Brasileiros onde, no apagar das luzes de 2022, com a intensificação das chuvas, fez surgir, em alta escala, registros de casos de dengue.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta um aumento significativo de casos de dengue, com aumento de 189,1% de casos em comparação com o mesmo período de 2021. Em Rio Branco, a situação não é diferente.

De acordo com números divulgados pela própria Prefeitura de Rio Branco, em 230 bairros e em mais de 190 mil imóveis urbanos foram encontrados focos do mosquito nos domicílios e terrenos baldios que não apresentam limpeza adequada no local. O quadro atual é bem diferente do período em que a Prefeitura de Rio Branco conseguiu reduzir a incidência de dengue em mais de 90%.

O secretário municipal Joabe Lira, da área de limpeza urbana de Rio Branco, alerta que dos 230 bairros existentes na capital acreana, 150 já foram atendidos com roçagem e capina, além da retirada de entulhos e lixo em geral. A meta, segundo ele, é que até o final do ano todo o restante dos 80 bairros que faltam, sejam contemplados com os serviços de limpeza.

“Quando fecharmos o ano, já teremos atendido todos os bairros. O nosso planejamento é que em dezembro iremos refazer os mesmos serviços de limpeza em mais 50 bairros. Esses, considerados mais críticos em áreas de periferia”, explicou Joabe Lira.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde também entrou nas atividades de combate à incidência da doença e vem alertando que o mosquito da dengue gosta de locais com água parada. O último levantamento, o maior índice de infestação, ainda se encontra dentro dos domicílios, com ênfase em:

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins, informou que os bairros onde ainda há maior presença do mosquito transmissor da dengue, diagnosticados pelos Agentes de Saúde em campo, ficam nas Regionais do bairro Tancredo Neves e Estação Experimental.

Para Joabe Lira o levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica servirá para nortear ainda mais o raio de atuação das equipes de limpeza da cidade. “A partir desse cruzamento de dados será possível uma atuação com mais rapidez e precisão na limpeza dos locais onde o mosquito possa surgir. Estamos com 23 equipes em campo e além do nosso planejamento, também iremos priorizar os bairros listados pela Secretaria de Saúde de Rio Branco para antes do período das chuvas”, garantiu o secretário.

 

Com informações Contilnet

Sair da versão mobile