26.2 C
Juruá
domingo, maio 19, 2024

Cruzeirense se torna artesã após morte da mãe e busca conscientizar a sociedade: “Podemos dá uma nova utilidade ao nosso lixo”

Por reportagens de Paulo Amorim, do Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A pouco mais de dois anos, a senhora Glória Carneiro perdeu a sua mãe e acabou entrando em uma fase difícil de sua vida. Para tentar se distrair, ela começou a trabalhar com artesanatos.

Atualmente, há diversos produtos artesanais, todos feitos com a fibra da bananeira reciclada. A artesã diz que é muito feliz e que seu sonho é conscientizar as pessoas de que aquilo que chamamos lixo, pode sim ser reutilizado.

Ela aproveita para explicar como é feito o seu trabalho. “Eu utilizo o tronco da bananeira, seleciono a fibra e tiro até seis. Eu conhecia a bananeira só pela fruta, mas agora já consigo fazer muitas peças”, disse.

“Hoje trabalhar com a fibra da bananeira tem se tornado uma terapia, eu creio que esse trabalho pode ajudar muitas pessoas”, ressaltou. É com essa ideia que Glória tem trabalhado com a equipe da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação, aplicando cursos de artesanatos para mulheres que se interessam pela arte.

Vale destacar que no gabinete do prefeito Zequinha Lima há um quadro produzido pela artesã.

Sandra Pinheiro faz parte da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Turismo e Inovação, ela conta como está se dando o apoio a arte desses artesãos. “Estamos fazendo a junção das fibras para produzir peças novas e ajudar mulheres que estão desempregadas a ter uma renda”, explicou.

No ano de 2022 foi ministrado um curso em duas etapas para 20 mulheres. “Elas produzem peças e a Prefeitura, através da Secretaria, está dando apoio com o material e a experiência de outros artistas. Agora em 2023 já vamos ter a última etapa desse curso”, contou Sandra.

Assista:

- Publicidade -
Copiar