23.8 C
Juruá
terça-feira, abril 30, 2024

Em Cruzeiro do Sul, pais devem apresentar declaração de vacinação completa no ato da matrícula

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

A Secretaria de Saúde Municipal de Cruzeiro do Sul recebeu na semana passada uma recomendação do Ministério Público do Acre (MP/AC) a respeito da declaração de vacina no ato da matrícula nas escolas.

Os pais ou responsáveis teriam que solicitar essa declaração nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de sua casa.

“Foi feita uma reunião semana passada com a gestora da regional de educação e o secretário municipal de educação do município, onde todos os gestores de todas as escolas participaram de um encontro onde explicamos todos os passos que devem ser apresentados na matrícula”, explicou a secretaria de saúde, Valéria Lima.

É importante que, antes de irem as escolas, os pais ou responsáveis se encaminhem a UBS e busque essa declaração. Será emitido um certificado que deverá ser apresentado no ato da matrícula.

“O que os pais tem que ter consciência é de que as crianças que estão com as vacinas desatualizadas não receberam essa declaração de vacinação em dia. A escola emitirá um relatório ao MP e ao Conselho Tutelar informando a situação”, destacou a secretária ao ser questionada sobre as crianças que estão com a caderneta de vacinação incompleta.

Caso o pai ou responsável queira que a criança se vacine e não tenha o insumo disponível nas UBS municipais, haverá um prazo na carteira de vacinação, nesse caso, não haverá problema na hora da matrícula. “Não terá consequência se não tivermos essa vacina no estique. Só haverá consequência se tivermos no estoque e o responsável não procurar as salas de vacina para atualizar a caderneta”, disse Valéria Lima.

- Publicidade -
Copiar