27.6 C
Juruá
terça-feira, abril 30, 2024

Fortes chuvas em Cruzeiro do Sul elevam o volume das águas no rio Juruá

Por Redação O Juruá em Tempo.

- Publicidade -

Nesta segunda-feira (23), o Rio Juruá atingiu a cota de alerta e marcou 12,15 metros. Assim, a Defesa Civil Municipal está reforçando o monitoramento em áreas de risco e realizando vistorias nos bairros Lagoa, Miritizal e nas proximidades da Ponte da União, pontos que, geralmente, são atingidos mais rapidamente pelas águas.

De acordo com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, já foi preparado um plano de contingência, caso as famílias que moram em áreas de alagamento precisem de apoio.

“Desde 2021, quando assumimos a prefeitura, que temos nos preocupado com essa situação e feito um trabalho com muita atenção e cuidado. São muitas famílias atingidas todos os anos, por isso, estamos monitorando e de prontidão, dia e noite, com o nosso pessoal da prefeitura, sempre dispostos pra ajudar”, disse.

O coordenador municipal da Defesa Civil da cidade, José Lima, alertou que há risco de enchente até o mês de abril e afirmou que, até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de sua casa. “Tivemos uma subida bem razoável durante à noite de 20 centímetros. Com isso, a gente já começa a aumentar nosso monitoramento”, destacou.

Ainda segundo o coordenador, as famílias só começam a ser retiradas de suas moradias, quando o rio ultrapassa a cota de transbordo, de 13 metros. “No bairro da lagoa já temos a água chegando nos quintais, causando algum transtorno, mas as primeiras famílias só começam a ser retiradas quando o rio alcança mais de 13 metros e 30 centímetros “, acrescentou.

- Publicidade -
Copiar