Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Nível do Rio Iaco segue subindo e alcança a marca de 15,72 metros em Sena Madureira
  • Acre chega a 3º mês com perda de postos de trabalho em dezembro mas fecha 2025 com saldo positivo
  • Educação convoca professores aprovados para etapa de inspeção médica em Cruzeiro do Sul
  • Tentativa de fuga de nove presos é descoberta em presídio de Cruzeiro do Sul
  • Grávida é agredida pelo primo durante discussão familiar em Cruzeiro do Sul
  • Cruzeiro do Sul: homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar a própria mãe
  • Jéssica Ingrede confirma retorno do reality “A Colônia” e abre vaga para participante das redes sociais
  • Tráfico internacional no Acre tem empresários atuando como “investidores anjo”, diz Polícia Civil
  • Tendência de inversão do ciclo com menor abate de fêmeas dispara alerta
  • Número de mortes a esclarecer quadruplica no Acre em cinco anos, aponta levantamento
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, fevereiro 2
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Mais Notícias

Lula homenageia reitor que morreu em 2017 e foi alvo de processo sem provas

Por Redação Juruá em Tempo.20 de janeiro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) homenageou o reitor Luiz Carlos Cancellier, que dirigiu a Universidade Federal de Santa Catarina de 2016 a 2017, ano em que cometeu suicídio, em 2 de outubro.

À época, Cancellier havia sido alvo de um inquérito da Polícia Federal, sob a acusação de um suposto desvio de mais de 80 milhões de reais. Um ano após o suicídio, a PF não apresentou provas e encerrou o inquérito. A delegada responsável pelo caso, Erika Marena, era ligada à Operação Lava Jato e chefe da Operação Ouvidos Moucos.

“Cinco anos e quatro meses de uma aberração que aconteceu neste País, que foi a morte do reitor Luiz Carlos Cancellier”, declarou Lula, nesta quinta-feira 19, durante discurso a reitores universitários. “Faz cinco anos que esse homem se matou, pela pressão de uma polícia ignorante, de um promotor ignorante, de pessoas insensatas que condenaram as pessoas antes de investigar e antes de julgar.”

Lula lamentou, ainda, não ter ocorrido uma solenidade da Presidência da República sobre o caso.

“A gente não pôde nem fazer um ato em homenagem a ele, porque, neste País, deixou de existir reunião de reitores há muito tempo”, afirmou. “Quero aproveitar este momento, com cinco anos e quatro meses de atraso, e dizer para você, meu caro Luiz Carlos Cancellier, que pode ter morrido a sua carne, mas as suas ideias continuarão no meio de nós a cada momento em que a gente pensar em educação.”

Ele chegou a ser destituído do cargo que ocupou por 16 meses e levado a uma prisão de segurança máxima. Também foi proibido de frequentar as dependências da UFSC. O caso foi descrito no livro Recurso Final: A Investigação da Polícia Federal que levou ao suicídio de um reitor em Santa Catarina, de autoria do jornalista Paulo Markun.

Apesar de o presidente ter atribuído o suicídio de Cancellier à perseguição judicial, o Centro de Valorização da Vida, organização filantrópica de Utilidade Pública Federal, frisa que casos de suicídios não devem ser abordados como consequência de um único evento. Além disso, o CVV reforça que o suicídio é uma questão de saúde pública e divulga locais onde formas de ajuda são oferecidas voluntariamente.

  • Fonte: Carta Capital.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.