Segundo dados da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul nesta quinta-feira (26), o Rio Juruá amanheceu com 12,06 metros, uma baixa de 50 centímetros em 24 horas.
Mesmo com a vazante, os bairros Várzea, Miritizal, Lagoa, Cruzeirinho e Comunidade Olivença continuam atingidos pelas águas. Ainda não famílias desabrigadas e não há informação sobre a quantidade de pessoas atingidas.
Desde que o Juruá atingiu os 11,80 metros, equipes da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul e Corpo de Bombeiros estão em alerta e monitorando a situação. De acordo com José Lima, coordenador da Defesa Civil Municipal, há previsão de chuvas para os próximos dias, aumentando a possibilidade do manancial ultrapassar a cota de transbordo, que é de 13 metros.
“O nível vai continuar baixando pelo menos mais alguns dias, mas como há previsão de chuva intensa entre 50 e 100 milímetros do 30 de janeiro ao dia 8 de fevereiro, o rio pode subir bastante e chegar aos 13 metros. Estamos em monitoramento e vamos seguir o plano de contingência nos mesmos moldes de 2021 e 2022, usando escolas como abrigos em caso de famílias desabrigadas”, informou o coordenador.

