Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • “Lágrima” é preso por liderar esquema de apostas ilegais no centro de Rio Branco
  • Sábado será de calor, sol entre nuvens e possibilidade de chuvas rápidas no Acre
  • IBGE aponta Acre entre os estados mais pobres do Brasil mesmo com avanço da renda nacional
  • “Nós não sabíamos se eram um, dois ou 15 [atiradores]”, relata sobrevivente de ataque em escola do Acre
  • Urgente: governo do Acre prorroga suspensão das aulas presenciais na rede estadual após ataque em escola
  • Prepare o agasalho: Domingo será de frio intenso e chuvas fortes no Acre, diz Friale
  • Saúde de Porto Walter fortalece programa ao entregar equipamentos para atender pacientes com deficiência e crianças neuro divergentes 
  • Prefeitura de Cruzeiro do Sul inicia nesta sexta-feira atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher
  • Corpo de homem decapitado em área rural de Mâncio Lima é identificado; polícia investiga execução
  • Drogaria do Trabalhador promove ação especial de Dia das Mães neste sábado em Cruzeiro do Sul
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, maio 9
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»COTIDIANO

Onda de calor no Acre em 2023 pode ser uma das piores dos últimos anos, diz Defesa Civil

Por Redação Juruá em Tempo.12 de janeiro de 20233 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Nos últimos 4 anos, os maiores índices de queimadas foram em 2020 e 2022 totalizando 218.194 queimas no estado do Acre, resultando em aumento de calor e doenças respiratórias pela população de Rio Branco.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente em 2022, o Acre registrou um total de 115.033 focos de incêndios, sendo setembro o mês com mais queimadas no estado, com 41.282, seguido de agosto com 33.116, outubro com 13.911 e novembro com 11.062.

Apesar de ser conhecido como um dos meses mais chuvosos do ano, devido ao início do inverno amazônico, os meses de novembro e dezembro, com 2.756 focos, tiveram situações diferentes em relação aos anos anteriores, onde a presença do calor e das queimadas fora de época estiveram presentes, pois não é muito comum haver queimadas em períodos chuvosos.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, a perspectiva para 2023 é ser mais quente do que foi em 2022 e consequentemente nos próximos anos, podendo chegar em 2030 com temperaturas muito altas. “Devemos nos preocupar a partir de agora, com a questão das queimadas, das secas, das enchentes e agora com o fator temperatura também”.

Os fatores que contribuíram para o alto número de queimadas em 2022 foram justamente a combinação de três fatores, ausência de chuva, estresse da vegetação e temperatura, que combinados são propícios às queimadas, sem falar nos incêndios propositais, criminosos ou acidentais.

O tenente-coronel Falcão também orienta a população a evitar queimadas. “A queimada é uma técnica agrícola antiga, então as pessoas ainda têm a velha cultura de acabar queimando o lixo nos quintais e na vegetação. Temos decretos onde não há permissão para queimar. Para evitar danos, há várias providências que as pessoas podem tomar, como fazer assero nos quintais e terrenos para que quando um incêndio começar, não atinja a propriedade”.

Para quem não seguir as orientações de não queimar, existem penalidades municipal, estadual e federal, que punem as pessoas que praticam esse tipo de dano à natureza. Essas penalidades vão desde multas, intervenção em propriedades e cerceamento de liberdade se o dano e o crime ambiental cometido forem de grandes proporções.

As denúncias podem ser feitas anonimamente na Delegacia Online através do número 181, no número de denúncia ostensivo, em que a pessoa se identifica e faz o relato, e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea), pelo WhatsApp (68) 99227-1126 e pelo telefone 3228-2894.

Com informações ContilNet

Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.