A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (18) o Encontro Anual dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O objetivo é pautar as estratégias de atenção à saúde da população. Estiveram presentes no encontro os ACS da zona urbana e rural, o prefeito Valdelio Furtado, o secretário de saúde José Maria e vereadores.

“Temos que atualizar os nossos profissionais e dá condições para que eles possam melhor desenvolver a saúde no município. Fizemos o Plano de Cargo e Carreira para eles e todos os funcionários fizeram parte disso”, destacou o secretário José Maria.
Neste encontro, os agentes comunitários tem liberdade para levar aos gestores as dificuldades de cada comunidade. Ainda neste evento foi anunciado a realização de um concurso público permanente. “O nosso prefeito aderiu a essa ideia e até junho vamos ter concurso efetivo”, afirmou o secretário.
“Queremos dá uma oportunidade a esses servidores que trabalham provisório e não tem uma estabilidade. Queremos valorizar e manter esses profissionais trabalhando no município”, confirmou o prefeito Valdelio Furtado.
Antônio Pinheiro, mais conhecido como Nena, é agente comunitário a 20 anos e atualmente está na Comunidade Jardim das Palmas, para ele, um encontro como esse é de extrema importância para se qualificar, tirar dúvidas e até rever os amigos de profissão. “Nunca nenhum prefeito ou secretário tinha feito o que essa atual gestão vem fazendo, um encontro como esse é de fundamental importância”, ressaltou o primeiro ACS de Marechal Thaumaturgo.
Esse foi o primeiro encontro que Valdelio Furtado participou como prefeito, segundo o gestor, quando se fala em saúde, fala-se em prevenir que as pessoas não adoeçam. “É definir políticas públicas para que as pessoas não adoeçam e o ACS é de fundamental importância para orientar a população. É o único profissional que está o ano inteiro em contato com as pessoas, por isso devem estar bem orientados quanto a isso”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o gestor, o Plano de Cargo e Carreira foi pensado da melhor maneira possível para beneficiar não só os agentes comunitários, mas todos os profissionais da saúde. “O Plano é uma das melhores maneiras de valorizar o servidor”, disse.