A noite desta segunda-feira (02) foi marcada pelo princípio de uma rebelião no Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Familiares dos detentos estiveram concentrados em frente ao local durante toda a situação. Não foi registrado nenhuma fuga.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Y/9/dn2bZiTUCBVsJhbTBwNg/whatsapp-image-2023-01-03-at-05.06.45.jpeg)
Por meio de uma nota, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen) informaram que a situação foi “totalmente controlada”. Foi realizada uma verificação em busca de possíveis danos na estrutura da unidade e retirada de materiais não permitidos, porém sem detalhar o que foi encontrado.
Segundo as informações, a ação dos apenados continuou até a madrugada desta terça (03) e ficou concentrada apenas no pavilhão 7 da unidade. As forças de segurança, como Bombeiros, Rotam, Polícias Militar, Civil e Penal foram acionadas para conter os presos.
“A equipe de policiais penais plantonistas, com o apoio do Grupo Penitenciário de Operações Especiais, além das polícias Militar e Civil daquela localidade, agiram em tempo hábil dando a devida resposta e contiveram a parcela de apenados que tentaram subverter a ordem. Também foram realizadas verificações no estabelecimento penal a fim de checar possíveis danos a estrutura predial e retirar materiais não permitidos ou com quantidades excessivas”, informou a nota.

