Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Fim de semana no Acre será quente e sem previsão de temporais, diz Friale
  • Cacau e cupuaçu impulsionam agricultura familiar no Acre, mas doença ameaça produção
  • “Tá rindo do quê?”: juiz confunde deformidade facial com riso em audiência
  • Bolsa bate recorde e dólar cai para R$ 5,17 com fim de tarifaço
  • Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
  • PGR apresenta parecer contrário à prisão domiciliar para Bolsonaro
  • Alckmin: Brasil não perde competitividade com tarifa de 10% dos EUA
  • Mega-Sena acumulada sorteia prêmio estimado em R$ 105 milhões
  • Tribunal de Contas notifica ex-prefeito Vagner Sales em processo sobre gastos com combustível
  • TJ publica editais de convocação para estágio em Rio Branco e Cruzeiro do Sul; veja nomes
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, fevereiro 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Acre

Acre tem plano para desenvolvimento do turismo em terras indígenas

Por Redação Juruá em Tempo.11 de fevereiro de 2023Updated:15 de fevereiro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O governo do Acre, por meio da Secretaria da Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (Seicetur), apresentou para as instituições ligadas ao turismo, na manhã de quinta-feira, 9, no auditório do Diff Hotel, em Rio Branco, um plano para o desenvolvimento do turismo em terras indígenas, contemplando 34 comunidades do Alto Purus e Alto Juruá.

O documento foi elaborado pela equipe da Seicetur juntamente ao instituto de consultoria Iaperon, de Rondônia, a partir de dados coletados em uma pesquisa com turistas, empresários e lideranças indígenas, além de visitas de campo, para a concepção do projeto.

“É um projeto-piloto que aponta o poder que a população tem no plano cultural e ambiental e a força que vem da Amazônia para explorar a cultura indígena”, explicou Janaina Dantas, do Iaperon.

Anualmente milhares de turistas do Brasil e do exterior (Itália, EUA, França, Espanha, Alemanha) visitam as comunidades indígenas no Acre. O Estado quer implementar ações para aprimorar a infraestrutura, a capacitação para o turismo, a legislação, a logística e promover atrativos.

“Nosso desafio é tornar o Acre referência no turismo de natureza. Com esse documento norteador, o governo poderá realizar uma articulação entre secretarias, ministérios, parlamentares e outros atores, para viabilizar recursos e ações que garantam a sustentabilidade”, disse o titular da Seicetur, Assurbanipal Mesquita.

Segundo a coordenadora da regional Alto Purus da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o plano é positivo, pois visa melhorar a sustentabilidade nas comunidades indígenas. A instituição se colocou à disposição para construção dos objetivos “de forma participativa, como o documento propõe”.

O diretor de Turismo da Seicetur, Marcio Pereira, afirmou que visitações às aldeias indígenas contempladas serão construídas em parceria com as comunidades.

A pesquisa apontou que 75% da população entrevistada tem interesse em visitar uma aldeia, conhecer a floresta, as medicinas tradicionais e o artesanato. O turismo da natureza ou ecoturismo é um dos potenciais econômicos da atualidade.

– Assessoria.
Por: redação.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.