O Congresso Nacional retoma os trabalhos legislativos nesta quarta-feira, 1º, com a posse dos parlamentares eleitos em 2022. O dia também será marcado pela eleição dos presidentes da Câmara e do Senado para os próximos dois anos.
Na Câmara, o atual mandatário, Arthur Lira (PP-AL), é o favorito e deve ser reeleito com facilidade. Ele conseguiu o apoio de partidos que vão da direita à esquerda, incluindo o Palácio do Planalto. Correm por fora os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS). A posse dos eleitos em outubro ocorre pela manhã, a partir das 10h, já a eleição para a presidência da Casa e para os outros dez cargos da Mesa Diretora, à tarde.
No Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tenta a reeleição com o apoio de Lula e ainda é o favorito, mas o seu principal concorrente, o bolsonarista recém-eleito Rogério Marinho (PL-RN) conseguiu importantes apoios nos últimos dias e tentará surpreender. Eduardo Girão (Podemos-CE) também se candidatou. A posse dos senadores eleitos e a eleição para a presidência da Casa ocorrem à tarde, a partir das 15h. A votação para a Mesa Diretora será nesta quinta-feira, 2.
A votação em ambas as Casas é secreta, o que abre margem para possíveis traições.
- Fonte: Veja Abril.

