Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Tribunal de Contas notifica ex-prefeito Vagner Sales em processo sobre gastos com combustível
  • TJ publica editais de convocação para estágio em Rio Branco e Cruzeiro do Sul; veja nomes
  • Acre registra mais de 4,6 mil ocorrências na rede elétrica causadas por raios em 2025
  • Homem é preso suspeito de homicídio em zona rural no interior do Acre
  • Homem que atacou ex com 16 facadas no Acre confessa crime e diz que foi por “ciúmes”
  • Foragido há quase 30 anos por homicídio contra mulher é preso pela Polícia Civil no Acre
  • Esposa de Eduardo Costa diz que deixou de trabalhar fora a pedido do cantor
  • William Bonner estreia no Globo Repórter com edição especial sobre Nova York
  • Trump anuncia nova taxa global de 10% após Suprema Corte derrubar tarifaço
  • Empresas comemoram vitória sobre tarifas de Trump e esperam reembolsos bilionários
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
sábado, fevereiro 21
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Destaque

Carnaval acende alerta para aumento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis em Cruzeiro do Sul

Por Redação Juruá em Tempo.16 de fevereiro de 20232 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O número de novos casos de HIV tem chamado atenção no município de Cruzeiro do Sul. Se comparado a anos anteriores, o registro de novos portadores da doença quase que triplicou em 2022. “É um número alarmante”, pontuou Rafaella Palmeira, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

De acordo com informações, 10 casos foram registrados no município em 2022, os infectados são jovens em torno dos 20 e 25 anos. “É uma doença que ainda não tem vacina, tem tratamento, mas não tem cura. Nos anos anteriores fazíamos três diagnósticos por ano, ano passado foi mais que o triplo”, disse a coordenadora.

As pessoas que testarem positivo devem procurar o SAE, lá eles serão orientados por uma assistente social quanto a seus direitos e tratamento que deve receber. Vale destacar que o Ministério da Saúde fornece exames e todos os medicamentos gratuitos.

O carnaval Magid Almeida 2023 inicia já nesta sexta-feira (17) em Cruzeiro do Sul, a festa é uma preocupação da saúde cruzeirense, visto que nesse período o número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) tende a subir. A Secretaria de Saúde estará presente nas cinco noites de Carnaval realizando testagens rápidas e distribuindo preservativos. “A camisinha é o principal meio de prevenção para todas as IST”, destacou Rafaella.

Com bastante animação, a coordenadora informou que já existe um medicamento que previne o vírus HIV. “Fora a camisinha, existe uma forma de prevenir o HIV, que é a Prep, um comprimido que tomado uma vez ao dia a pessoa não se contamina com o vírus. E já estamos distribuindo esse medicamento. As pessoas, a partir dos 15 anos, já podem vir aqui no SAE para receber”, disse.

“Eu quero chamar muita atenção para que realizem os testes rápidos, ele é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) perto da casa de vocês. Uma vez reagente, faremos exames aqui no SAE para confirmar o caso e já iniciar o tratamento”, alertou Rafaella.

Com o intuito de prevenir e alertar sobre a doença, o Senac de Cruzeiro do Sul realizou na última semana, em seu Centro de Educação Profissional, uma palestra com a presença de uma das enfermeiras do setor epidemiológico do município. Na ocasião, os alunos, em sua maioria jovens, puderam tirar suas dúvidas e se informar a respeito do aumento de casos na região.

Por: Redação O Juruá em Tempo.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.