Ícone do site O Juruá Em Tempo

Carnaval acende alerta para aumento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis em Cruzeiro do Sul

O número de novos casos de HIV tem chamado atenção no município de Cruzeiro do Sul. Se comparado a anos anteriores, o registro de novos portadores da doença quase que triplicou em 2022. “É um número alarmante”, pontuou Rafaella Palmeira, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

De acordo com informações, 10 casos foram registrados no município em 2022, os infectados são jovens em torno dos 20 e 25 anos. “É uma doença que ainda não tem vacina, tem tratamento, mas não tem cura. Nos anos anteriores fazíamos três diagnósticos por ano, ano passado foi mais que o triplo”, disse a coordenadora.

As pessoas que testarem positivo devem procurar o SAE, lá eles serão orientados por uma assistente social quanto a seus direitos e tratamento que deve receber. Vale destacar que o Ministério da Saúde fornece exames e todos os medicamentos gratuitos.

O carnaval Magid Almeida 2023 inicia já nesta sexta-feira (17) em Cruzeiro do Sul, a festa é uma preocupação da saúde cruzeirense, visto que nesse período o número de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) tende a subir. A Secretaria de Saúde estará presente nas cinco noites de Carnaval realizando testagens rápidas e distribuindo preservativos. “A camisinha é o principal meio de prevenção para todas as IST”, destacou Rafaella.

Com bastante animação, a coordenadora informou que já existe um medicamento que previne o vírus HIV. “Fora a camisinha, existe uma forma de prevenir o HIV, que é a Prep, um comprimido que tomado uma vez ao dia a pessoa não se contamina com o vírus. E já estamos distribuindo esse medicamento. As pessoas, a partir dos 15 anos, já podem vir aqui no SAE para receber”, disse.

“Eu quero chamar muita atenção para que realizem os testes rápidos, ele é realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) perto da casa de vocês. Uma vez reagente, faremos exames aqui no SAE para confirmar o caso e já iniciar o tratamento”, alertou Rafaella.

Com o intuito de prevenir e alertar sobre a doença, o Senac de Cruzeiro do Sul realizou na última semana, em seu Centro de Educação Profissional, uma palestra com a presença de uma das enfermeiras do setor epidemiológico do município. Na ocasião, os alunos, em sua maioria jovens, puderam tirar suas dúvidas e se informar a respeito do aumento de casos na região.

Sair da versão mobile