No último sábado (18) Carina Cazuza Ramos, de 17 anos, indígena da etnia Shawädawa, passou pela segunda cirurgia na Maternidade de Cruzeiro do Sul e receberá alta nesta terça-feira (21). A informação foi confirmada pela diretora da unidade hospitalar, assistente social, Iglê Monte.
“Ela foi operada e se encontra em boa recuperação, evoluindo bem e irá receber alta hospitalar”, pontua.
A jovem segue amamentando a filha Ana Clara, de apenas dez dias de vida. Carina teve parto cesariana no dia 10 de fevereiro na Maternidade e recebeu alta 3 dias depois. Porém, na última quinta-feira (16), voltou para a unidade hospitalar com febre e sangramento. Ela esperou até a noite de sábado (18) por uma nova operação, sem ser alimentada enquanto a cirurgia foi remarcada duas vezes.
A diretora da maternidade destacou que a paciente foi assistida a todo o tempo e que estava acompanhada da mãe e do esposo. “Seu estado era considerado estável, sem alterações de sinais vitais, recebendo hidratação venosa contínua. Inclusive acolhemos também o seu recém-nascido, esposo e mãe em uma enfermaria reservada com assistência e orientações”, disse.
Ainda segundo Iglê Monte, o motivo da demora do procedimento cirúrgico foi o grande número de pacientes neste período. “Ela precisou aguardar o chamado do centro cirúrgico, pois estávamos em um final de semana atípico, com várias emergências, pacientes em estado gravíssimo, com muitas horas de cirurgia, partos cesáreos com indicação de realização imediata”, concluiu.
Carina ainda não tinha o enxoval da filha, a direção da Maternidade, bem como a prefeitura municipal, se sensibilizou e presentou a mãe com itens de vestuário para a criança. Uma loja da cidade também fez doações de roupas para a recém nascida.

