Atraca nesta quarta-feira (08), em Cruzeiro do Sul, o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil. O secretário estadual de saúde, Pedro Pascoal, participará de uma reunião com a equipe da embarcação que acontecerá na quinta-feira (09). O objetivo de tal encontro é alinhar os atendimentos de saúde que serão prestados à população dos municípios do Vale do Juruá por meio de convênio entre a Marinha do Brasil e governo do Estado.
Todos os anos os profissionais de saúde da Marinha realizam consultas médicas, atendimento odontológico, cirurgias de pequeno porte, exames clínicos, laboratoriais, pré-natais, mamografia e raio-x, além de palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica aos moradores da região.
Ainda não se sabe se os atendimentos iniciarão em Cruzeiro do Sul e subindo o Rio Juruá até Marechal Thaumaturgo, ou ao contrário, começando do alto Rio e baixando, passando por Porto Walter e Rodrigues Alves, até voltar à Cruzeiro. O trajeto será feito de acordo com o nível do Rio Juruá, levando em conta a previsão de chuvas.
A operação conta com 85 militares e acontecerá até o dia 23 de maio. Os 27 profissionais de saúde que compõem a equipe, deverão realizar 20 mil atendimentos durante 125 dias.
Esta será a 23° missão do Navio no Vale do Juruá. A embarcação foi feita na gestão do governador Orleir Cameli e entregue à Marinha do Brasil.

