27.6 C
Juruá
segunda-feira, abril 29, 2024

De menor infrator a agente socioeducativo: conheça a história do acreano Francisco Gilvan

Por Assessoria.

- Publicidade -

A história de Francisco Gilvan Nascimento da Silva é digna de reconhecimento pelo exemplo de vida. Quando tinha apenas 15 anos de idade, ele se envolveu em um ato infracional e, na época, cumpriu medida socioeducativa na Unidade Aquiri, localizada na capital acreana.

Durante os três meses de internação, Francisco decidiu deixar o passado para trás e traçou um novo futuro. Começava ali o sonho de se tornar um agente socioeducativo. O desejo contou com total apoio e incentivo dos próprios profissionais que cuidaram dele enquanto esteve privado de liberdade.

“Lá dentro, tive a oportunidade de passar por várias experiências e puder participar de cursos e oficinais. Certo dia, minha mãe foi me visitar e percebi que ela estava muito triste por me ver naquela situação. Olhei para ela e disse que não me identificava com aquela vida de fazer coisas erradas e viver preso. Prometi que só voltaria para lá na condição de agente socioeducativo”, lembra.

Uma década após fazer a promessa para mãe, surgiu a oportunidade que Francisco tanto aguardava.

Em 2021, o governo do Acre anunciou a realização do concurso público do ISE-AC. Para alcançar o objetivo, o jovem de 30 anos deixou o emprego e dedicou-se exclusivamente aos estudos. Foram meses intensos de preparação e várias noites em claro. Tanto esforço e dedicação valeram muito a pena. Ele concluiu o curso de formação e participou da formatura nesta semana, ao lado de mais de 290 novos agentes do ISE.

“Eu sempre tive o foco que eu iria realizar esse sonho e consegui. Graças a Deus, estou tendo a oportunidade de dar esse orgulho para minha mãe e ser exemplo para outros adolescentes lá do meu bairro. Quando estiver trabalhando, também vou incentivar outros menores infratores para que saiam dessa vida”, argumentou.

Francisca Ferreira do Nascimento testemunhou da plateia o filho honrar sua palavra. A mãe estava toda orgulhosa. Evangélica, ela agradeceu a Deus pela resposta dada as suas orações. “Ele teve muita determinação em querer mudar e conseguiu. Estou muito feliz pela obra que o Pai fez na vida dele”, comemorou.

- Publicidade -
Copiar