
O Ecoponto de Cruzeiro do Sul pegou fogo no final da tarde desta quinta-feira (30). As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros com apoio de um caminhão pipa da Prefeitura. O local é onde são depositados itens recicláveis que são recolhidos dias vezes por semana pela prefeitura e entregues em uma cooperativa. A estrutura ficou parcialmente destruída.
Igor Neves, secretário de meio ambiente, acredita que o incêndio possa ter sido criminoso. “Não posso afirmar com certeza, mas é muito provável que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa. É um local aberto e não tem metano como há no lixo doméstico para que haja combustão. Ainda não olhei as câmeras, mas amanhã irei à Polícia fazer um Boletim de Ocorrência porque ali tem dinheiro público”, disse.
De acordo com o tenente Josadaque Ibernon, comandante do Corpo de Bombeiros, foram utilizados 1.500 litros de água para apagar as chamas. Ele afirma que no local não havia nada que indicasse uma combustão espontânea. “Não foi possível identificar a causa, mas não há indícios de combustão espontânea. As imagens das câmeras de segurança próximas podem mostrar o que houve”, pontua ele.
O secretário Igor Neves explicou que o Ecoponto tem funcionalidade. O local gera renda para os cooperadores. Ele destacou ainda que a iniciativa já recebeu duas premiações, uma estadual, de prefeito empreendedor do SEBRAE para o prefeito Zequinha Lima e outra do Ministério do Meio Ambiente para o Município como cidade com alternativa sustentáveis. “Pessoas de fora já copiaram nossa iniciativa. O pessoal da produção do filme da Xuxa veio tirar foto no Ecoponto. As pessoas de fora dão mais valor do que a população local”, concluiu Igor.